Gestão da produção em foco: lean seis sigma

A terminologia Lean Six Sigma surgiu da união de dois poderosos métodos para melhoria do desempenho das organizações: o Lean Manufacturing e o Seis Sigma. A metodologia Lean Manufacturing surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, já a metodologia Six Sigma foi criada na Motorola em 1986, a partir da união de diversas técnicas estatísticas surgidas naquele século.

O Lean Manufacturing consiste em implantar um sistema de produção Just-in-Time, reduzindo os sete tipos de desperdícios existentes em um sistema produtivo. Já o Seis Sigma trabalha em prol da confiabilidade do processo. Portanto, enquanto o Seis Sigma atua na redução da variabilidade, o Lean foca no deslocamento da média para uma situação mais favorável.

Essa metodologia conjunta, ajudou empresas nas últimas décadas a economizarem bilhões de reais, tornando-se disciplina obrigatória para todo profissional ou organização que queira destacar-se no mercado.

No Brasil, centenas de pesquisas vem sendo desenvolvidas com o propósito de alavancar a competitividade das organizações brasileiras frente ao mercado internacional. Levar esses trabalhos ao conhecimento de nossos profissionais e empresariado, torna-se uma obrigação imperiosa de nossa comunidade acadêmica, sendo que esse livro é mais um esforço dirigido nesse sentido.

Nesse ínterim, esse livro reúne importantes obras de estudo e aplicação da Metodologia Lean Six Sigma em diversos contextos diferentes, sendo que cada capítulo é de autoria de diferentes autores.

Esperamos que através de trabalhos como esse, a prática correta dessa metodologia possa disseminar-se ainda mais no nosso país, possibilitando maior competitividade e diminuição da pobreza, ocasionados pelo potencial crescimento econômico e geração de vagas no mercado de trabalho.

 

Frederico C. Barbosa

Download